Regulamento

REGULAMENTO DESPORTIVO DE COMPETIÇÃO DE KART AMADOR

 

  

CAPÍTULO I - DA ORGANIZAÇÃO

 

 

ARTIGO 1º – NORMAS:

 

O presente Regulamento foi baseado no Código Desportivo do Automobilismo e rege as regras para competição de KART DE LOCAÇÃO AMADOR em suas respectivas categorias.

 

 

ARTIGO 2º SUPERVISÃO:

 

A supervisão dos eventos será exercida pelo Organizador do Evento e seus nomeados.

 

Parágrafo único – A promoção e a realização de qualquer prova será atribuição da organização do evento e qualquer sugestão deverá ser encaminhada a este ou ao seu nomeado direto.

 

 

ARTIGO 3º PARTICIPAÇÃO:

 

Somente poderão participar de competições de kart, pilotos devidamente inscritos e autorizados pela Organização do campeonato.

 

 

 

CAPÍTULO II - DOS MOLDES PRINCIPAIS

 

ARTIGO 4º - SUBDIVISÃO EM GRUPOS

 

A competição principal será realizada em etapas mensais podendo ser de uma ou mais no período de 30 dias. Haverá subdivisão em Grupos (A, B e C), tendo para cada grupo um campeão e um Vice Para a determinação do campeão geral, somam-se os pontos corridos de todos os grupos.

 

Parágrafo primeiro – Cada grupo possui duas categorias que competem entre si pelo campeonato mas pontuam separadamente. A formação das categorias é determinada no artigo 4º deste regulamento.

 

Parágrafo segundo – serão divididos por grupos de no máximo 07 pilotos e no mínimo de 05 pilotos para todas as baterias em quaisquer das pistas a serem realizadas as provas (podendo ser incluída outra categoria caso a pista comporte mais que 07 pilotos por prova de uma só vez). Esta divisão tem o objetivo de equilibrar a bateria, colocando os pilotos com a mesma faixa de peso para disputarem entre si.

 

 

 

ARTIGO 4º – CATEGORIAS:

 

Cada bateria realizada será considerada uma categoria por se tratar de compensação de pesos entre os pilotos. Caso uma prova seja realizada em 4 baterias, serão consideradas 4 categorias nesta prova.

 

As categorias pré-definidas são: 01, 02, 03, 04 e 05 (iniciando pelos mais leves (1) até os mais pesados (2))

 

.

 

 

 

ARTIGO 5º – FORMAÇÃO DAS BATERIAS:

 

As baterias serão formadas de acordo com o peso informado no dia da prova em sistema de pesagem individual. Cada bateria terá o numero máximo de 10 pilotos.

 

 

 

ARTIGO 6º – INDUMENTÁRIA / SEGURANÇA:

 

Será obrigatório o uso de capacete de proteção com viseira, uso de macacão (próprio ou locado). Caso o kartodromo não possua macacão próprio, o piloto deverá portar mangas compridas e calças compridas para ter o direito de participar da prova. Pilotos com cabelos compridos deverão obrigatoriamente usar balaclava e prender os cabelos. A indumentária completa deverá ser usada pelo piloto em quaisquer situações nas quais ele esteja utilizando uma pista de kart, sendo em tomadas de tempo ou provas.

 

Parágrafo primeiro – As luvas não serão obrigatórias, mas recomenda-se seu uso para proteção contra queimaduras pelo sistema de escapamento/exaustão do kart.

 

Parágrafo segundo – Não será permitido ao piloto, correr de chinelos de qualquer espécie, sandálias ou botas que atrapalhem a flexibilidade dos membros ou partes do corpo expostas ao risco. O Piloto que não concordar com este item no momento da prova, será automaticamente advertido na bateria e deverá assinar termo de responsabilidade por seu ato inseguro. Neste caso, ficarão isentos o kartodromo e a organização do evento de qualquer dano físico que possa vir a sofrer o piloto.

 

É extremamente perigoso sair do kart em uma situação de colisão ou saída da pista por qualquer motivo. Caso isso ocorra em área de escape segura, o piloto poderá ser punido com a perda de uma posição ao final da prova ou como o disposto no artigo 13º deste regulamento. Se o piloto sair do kart em local onde possa ocasionar acidentes graves (local perigoso), poderá até mesmo ser desclassificado e retirado da prova, dependendo da interpretação da organização e da direção de prova.

 

 

 

CAPÍTULO III - DAS PROVAS

 

ARTIGO 7º FORMAÇÃO DO “GRID” DE LARGADA:

 

O “grid” de largada poderá ser determinado pelo resultado de um sorteio, onde participarão todos os pilotos inscritos, o qual será realizado pelo menos cinco minutos antes do inicio de cada bateria. O alinhamento será conforme o estipulado pelo kartódromo escolhido. Em algumas provas o grid será formado pela tomada de tempo, sendo o melhor tempo o determinante para a primeira colocação no grid e os demais tempos subseqüentes.

 

Parágrafo primeiro – No caso do sorteio, este será realizado por meio de bolas numeradas de 01 a 10 na bateria classificatória. Os karts serão definidos pelo sorteio do diretor de prova no momento do alinhamento e logo após o sorteio das posições do grid.

 

Parágrafo segundo – Se numa categoria não houver o número suficiente de karts para a formação do “grid”, ficará a critério do Organizador do Campeonato o agrupamento dessa categoria com outra. Neste caso, a classificação e a pontuação do evento serão efetuadas em separado. Da decisão tomada pelo Organizador na escolha das categorias a serem agrupadas, não caberá recurso.

 

 

 

 

ARTIGO 8º – LARGADA DA PROVA:

 

No caso da ocorrência de queima de largada será informado ao piloto infrator e tomadas as decisões cabíveis pelo diretor de prova. A largada não será lançada e será permitida a ultrapassagem antes de cruzar a linha de chegada. Em caso de largada lançada, a ultrapassagem só é permitida após cruzar a linha de chegada.

 

 

 

ARTIGO 9º – ANDAMENTO DA PROVA – DICAS E BOAS PRÁTICAS:

 

Algumas regras devem ser seguidas para o bom andamento da competição e são elas:

 

I – No ato da largada, não é correto dar “Toques” intencionais, com intuito de tirar o oponente da competição visando melhor posicionamento na prova.

II – O competidor que estiver na tomada da curva pelo lado de dentro tem a preferência, portanto, não serão aceitas reclamações caso o oponente que está pelo lado de fora da curva, seja tocado e tirado da prova por conseqüência da disputa. O mesmo vale no caso contrário, onde o piloto que está na preferência da curva (lado de dentro), jogue propositalmente seu oponente para fora da pista após a realização da tangência da curva.

III – Todas as bandeiradas, sejam elas quais forem, devem ser respeitadas, tais como:

a)     Bandeiras Amarelas: Não são permitidas ultrapassagens.

b)    Bandeiras Azuis: Obrigatório dar passagem ao piloto melhor colocado.

c)     Bandeiras Pretas: Obrigatório sair da prova.

d)    Bandeiras Vermelhas: Fim de prova. Não é permitido circular na pista. Leve seu kart ao local determinado.

 

 

ARTIGO 10º – FINAL DE ATIVIDADES DE PISTA:

 

Após o encerramento de treinos, tomada de tempo, baterias ou provas, serão aplicadas penalidades nos pilotos que derem uma volta ou mais, a critério dos Comissários Desportivos. A bandeira VERMELHA será agitada em toda a pista para informar o final das atividades de pista.

 

 

 

ARTIGO 11º – CLASSIFICAÇÃO:

 

O piloto classificado na prova receberá um relatório do kartódromo escolhido ou da organização (quando aplicável), onde indicará sua posição ao fim da prova. Esta posição, caso não haja contestação de nenhum piloto, será homologada pelo Organizador do Campeonato e computada do quadro geral classificatório. O quadro classificatório será divulgado no momento em que estiver disponível na tabela classificatória.

 

Parágrafo primeiro – A apresentação da bandeira quadriculada preta e branca significará o término da bateria ou prova.

 

Parágrafo segundo – A incidência de erros pela torre de cronometragem será investigada quando ocorrerem discrepâncias entre tempos e posições de chegada contestadas pelos pilotos. Será feito o somatório total de tempo de cada piloto e averiguada a situação real da corrida determinando um novo boletim de classificação ao final da investigação. Se esta investigação demorar mais tempo que o necessário, a entrega das premiações e a divulgação oficial do boletim de classificação, serão na corrida posterior (etapa imediatamente seguinte à investigação).

 

 

 

ARTIGO 12º – PREMIAÇÃO:

 

Deverão ser premiados os pilotos classificados do 1º ao 3º lugares com troféus, para todas as categorias em disputa numa prova. Quaisquer premiações suplementares ficarão a critério da organização do evento.

 

 

 

CAPÍTULO IV – TROCAS DE KART

 

ARTIGO 13º – PROCEDIMENTO PARA TROCA NA TOMADA DE TEMPO:

 

Será permitida a troca de kart sem quebras apenas na tomada de tempo. O piloto que optar pela troca do equipamento pelo baixo desempenho irá perder 4 posições no grid. .

 

 

 

ARTIGO 14º – PROCEDIMENTO PARA TROCA NA CORRIDA:

 

Será permitido trocar o kart por problemas mecânicos (quebras involuntárias) durante a corrida. O piloto que percorrer pelo menos 80% da prova e necessitar trocar o equipamento, voltará em sua posição original no momento da quebra e na mesma volta de todos os participantes. Para que a prova acabe com o piloto nesta condição, após a troca, este deverá terminar a corrida sem outra substituição de kart mesmo que por uma nova quebra de equipamento. Desta maneira, sua pontuação será computada com a posição no momento do ocorrido.

Caso o piloto troque o kart antes deste período (80% da prova), sua posição será aquela que conseguir voltar à pista no momento da troca.

 

 

CAPÍTULO V - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

ARTIGO 15º – SORTEIOS DOS KARTS:

 

A cada prova será escolhido um piloto diferente para efetuar o sorteio dos karts de todas as baterias e inclusive das trocas em tomadas de tempo e corrida.

 

 

 

ARTIGO 16º – RESULTADO:

 

Todo e qualquer resultado da tomada de tempo, bateria ou prova somente será considerada oficial depois de aprovado pelo Organizador do Evento.

 

A tabela de pontuação fica da seguinte maneira:

1° Colocado:                                        25 pontos

2° Colocado:                                        20 pontos

3° Colocado:                                        17 pontos

4° Colocado:                                        14 pontos

5° Colocado:                                        11 pontos

6° Colocado:                                        09 pontos

7° Colocado:                                        07 pontos

8° Colocado:                                        05 pontos

9° Colocado:                                        03 pontos

10° Colocado:                                      02 pontos

 

Volta mais rápida:                                + 0,5 ponto

Pole Position:                                      + 0,5 ponto

Volta mais rápida + Pole Position + Vitoria:      + 2 pontos

 

Desclassificação:                                 -10 pontos

 

 

ARTIGO 17º – CRITÉRIO DE DESEMPATE:

 

Será adotado o seguinte critério para desempate da pontuação e classificação no campeonato:

 

I – Maior número de vitórias;

II – Maior número de segundos lugares;

III – Maior peso bruto avaliado na última corrida do campeonato;

IV – Menor quantidade de penalidades impostas;

Caso persistam os empates, serão considerados ambos vencedores e receberão premiação para tal.

 

 

 

ARTIGO 18º – PESO:

 

I - Cada categoria terá o seu peso específico.

II - A pesagem do piloto será realizada no ato da primeira prova para conferência dos dados fornecidos para a inscrição e para regularização do lastro no kart.

III - O peso de cada bateria será mínimo e absoluto, podendo ser vistoriado pela Comissão Técnica a qualquer momento de um evento.

 

 

ARTIGO 19º – QUESTÕES DE SEGURANÇA EM CASO DE ACIDENTE:

 

I-     O Kartódromo é responsável pela remoção e atendimento do piloto que sofrer algum tipo de dano por se tratar de um evento de locação de karts. O organizador do evento facilitará o contato com familiares e/ou pessoas próximas ao acidentado em forma de apoio ao kartodromo. Caso seja necessário, o evento poderá ser cancelado e/ou transferido para outra data.